Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como foco alertar todas as mulheres e a sociedade, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também, sobre o câncer de colo do útero. O mês de Outubro já é conhecido mundialmente sobre o significado da campanha.
A única maneira de identificar qualquer irregularidade na mama, é fazendo periodicamente a mamografia.
A forma que vivemos e demais hábitos de estilo de vida, associam-se muito para o desenvolvimento da doença. Então, é muito importante se alimentar de forma correta, se exercitar e evitar alimentos e bebidas que fazem mal.
Mesmo com algumas controvérsias, as associações médicas, de forma majoritária, recomendam que as mulheres que não possuem fatores de risco (história de vários casos de câncer de mama ou de ovário em parentes próximas, mutação nos genes BRCA1 ou BRCA2, entre outros) façam uma mamografia todos os anos a partir dos 40 anos de idade.
Entretanto, as mulheres que apresentam fatores de risco adicionais, supracitados acima, devem realizar a primeira mamografia em outra idade, aos 25 anos, por exemplo. E assim, devem fazer o acompanhamento em intervalos mais curtos, conforme orientação médica. Nesses casos, é recomendável adicionar à mamografia uma ressonância nuclear magnética das mamas, exame mais sensível para detectar nódulos.