Conheça a Cidade

Histórico

Vitória de Santo Antão é uma cidade que faz parte do estado do Pernambuco. No que tange a nomenclatura, sobre os habitantes municipais, são chamados de Vitoriense ou Antonenses. (CIDADE BRASIL, 2021).

O município possui a extensão territorial de 371,8 km². Possui pelo menos 138 757 habitantes, conforme o último censo de 2020. A densidade demográfica é de 373,2 habitantes por km² no território do município. A cidade é situada a 162 metros de altitude, e tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 8° 6′ 50” Sul, Longitude: 35° 17′ 29” Oeste. Possui fronteiras vizinhas com os municípios de Pombos, Chã de Alegria e Glória do Goitá. Sendo situada, também a 30 km a Sul-Oeste de Jaboatão dos Guararapes. (CIDADE BRASIL, 2021).

Em 1626, iniciou-se o povoamento, quando o Português, Diogo de Braga, fixou moradia, onde equivale a cidade de Vitória. Inicialmente, o território tinha como atividade econômica a criação de gado. Santo Antão se tornou padroeiro, porque era o mesmo da cidade de Cabo Verde, local de onde o Diogo veio. Além disso, Santo Antão era considerado patrono contra furto de gado, e por conta disso, construiu uma capela em homenagem e devoção. (IBGE apud ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIRO, 1958).

No ano de 1645, houve o conflito conhecido como Batalha das Tabocas. Depois, com a morte de Diogo de Braga, tornou-se, Santo Antão da Mata. Adiante, no ano de 1712, criou-se a paróquia com a mesma invocação de Santo Antão. No ano de 1811 tornou-se vila. Já, no ano de 1843, tornou-se cidade, e por consequência, mudou o nome para Vitória, em homenagem à vitória dos pernambucanos sobre os holandeses na batalha do monte das Tabocas. (IBGE apud ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIRO, 1958).

Em 27 de junho de 1880, ocorreu manifestações e lutas de viés político, em vésperas de eleições municipais da época. Ocasionando em um massacre, resultando muitos feridos e mortos. Entre eles estavam o barão de Escada, Pedro Francisco d’Albuquerque e Sá. (IBGE apud ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIRO, 1958).

Atualmente, as principais atividades econômicas do município abrangem ramos da indústria, do comércio e da agricultura.

Primeiramente, a cidade possui empresas como a unidade da Brasil foods (BRF), que trabalha com produtos derivados de animais; o Grupo JB que trabalha com produções relacionadas à cana de açúcar, com a produção de álcool, gás carbônico, energia, combustíveis, armazenagem, importação e exportação e indústria química; a Isoeste, que fabrica telhas; a Pitú, conhecida internacionalmente pela aguardente que produz, além de ser a principal referência industrial; a Mondelez, segunda maior no segmento de alimentos no Mundo, produz os Sucos Tang, Fresh e Maguary, Chocolates da Lacta, fermentado em Pó Royal. Ainda, possui empresas como a Elcomma Computadores, Ventisol Ventiladores, Tintas Anjo, Metalfrio Refrigeradores, Nordeste Tintas, Arxo, Converplast, Donafiló, Eurobras, Celite, Fante (produtora da marca de vinho Quinta do Morgado), Yahgsu Construções e Incorporações ltda. (WIKIPÉDIA, 2021).

No que tange o comércio, a cidade possui ramo automobilístico. Além disso, possui uma feira livre na Praça da Bandeira, 13 de Maio, Praça Duque de Caxias e da Rua André Vidal de Negreiros. Essa feira, possui profissionais autônomos de artigos de confecção, produtos agrícolas (hortifruti e hortaliças), materiais de utensílios domésticos e artesanato. Considerando-se um importante centro comercial da cidade. (WIKIPÉDIA, 2021).

Ainda possui um shopping, unidade de lojas famosas como Lojas Americanas e Lojas Riachuelo; de vestuário as Lojas Marisa; Hering; Camisaria Colombo; Lojas Emanuelle; etc. Na praça de alimentação encontra-se opções como Bob’s; Burger King; Subway; Chopp Brahma; Donatário; Bonaparte; Rei das Coxinhas; Ripe Café; El’moedor e etc. Possui o Expresso Cidadão; Caixa Econômica Federal; Detran; Lotéricas e etc. Há cinema com uma unidade do Grupo Cine , possuindo 4 salas em 2D e 3D. por fim, possui um estacionamento com capacidade para 800 veículos. (WIKIPEDIA, 2021).

No que se refere a agricultura, a cidade possui um Instituto Federal de Pernambuco Campus Vitória que capacita jovens e adultos a nível técnico e superior com ensino, pesquisa e extensão direcionados ao agronegócio. (WIKIPEDIA, 2021).

O Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, representada pela Estação Experimental, conhecida como CEDRO pelos populares, e um escritório de ATER, juntos tem a missão de Gerar e adaptar tecnologia, prestar assistência técnica, pesquisa e extensão rural prioritariamente aos agricultores de base familiar, realizar obras de infra-estrutura hídrica e disponibilizar bens e serviços para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. (WIKIPEDIA, 2021).

Destacam-se os distritos de Natuba e Pirituba, com o plantio de frutas verduras e hortaliças, que abastece a cidade, a capital pernambucana e outras regiões. Há também, o plantio de cana-de-açúcar, fabricação de álcool e açúcar nas usinas do município. (WIKIPEDIA, 2021).

Fontes:

Cidade Brasil. Município de Vitória de Santo Antão. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-vitoria-de-santo-antao.html. Acesso em: 22 Mar. 2021.

IBGE. Vitória de Santo Antão. In: Enciclopédia dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 18, p. 315-319. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_18.pdf. Acesso em: 22 Mar. 2021.

WIKIPÉDIA. Vitória de Santo Antão. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vit%C3%B3ria_de_Santo_Ant%C3%A3o. Acesso em: 28 Jun. 2021.