O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no ano de 2011. Tal fato aconteceu, devido uma solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA). Desta forma, ficou definida a comemoração em junho de 2006.
É um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta, sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos as gerações mais velhas.
A violência contra o idoso é uma questão social global. O preceito que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo. Ademais, merece a atenção da comunidade internacional.
O abuso de idosos continua sendo um tabu, subestimado e ignorado pelas sociedades mundialmente. Todavia, há evidências que indicam que o abuso de idosos é um importante problema de saúde pública e social.
No Brasil, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), sempre lança campanhas sobre o tema como a “Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa”. Ela, tem como objetivo de abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos. Experiências e boas práticas serão compartilhadas, com contribuições para uma proposta de protocolo de atenção.
