O Outubro Rosa é uma campanha de alcance internacional. É voltada para a conscientização sobre os perigos do câncer de mama. Com objetivo principal de incentivar os cuidados com a saúde, promovendo a realização de exames regulares e acompanhamento médico como forma de prevenção. Ademais, a campanha, também, visa engajar a população, promovendo informação ao acesso a serviços de saúde.
Aqui no Brasil, o movimento engajou nos anos 2000, com as primeiras ações voltadas à divulgação da campanha e à sensibilização sobre o câncer de mama. Em 16 de novembro de 2018, o Outubro Rosa foi oficialmente reconhecido no país por meio da Lei nº 13.733. Essa legislação federal determina, entre outras medidas, a realização de palestras e a iluminação de prédios públicos e monumentos com a cor rosa durante o mês de outubro.
A origem é dos Estados Unidos. Na década de 1980, aumentou a preocupação da comunidade médica em relação à doença. Impulsionando, assim, diversas ações que culminaram na escolha do laço rosa como símbolo da luta contra o câncer de mama, uma iniciativa liderada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
O Outubro Rosa se utiliza de diferentes estratégias para disseminar informações essenciais à população. Entre seus principais objetivos estão:
- Conscientizar sobre o câncer de mama;
- Ressaltar a importância da prevenção;
- Informar sobre os métodos eficazes de prevenção;
- Estimular o diagnóstico precoce e reforçar sua importância para o sucesso do tratamento;
- Combater a desinformação;
- Divulgar grupos e entidades que oferecem apoio a pacientes em tratamento da doença.

